Piaget, Jean

 


Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, no dia 9 de Agosto de 1896 e faleceu em Genebra em 17 de Setembro de 1980. Estudou a evolução do pensamento até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Como epistemólogo, investigou o processo de construção do conhecimento, sendo que nos últimos anos de sua vida centrou seus estudos no pensamento lógico-matemático. Recebeu seu doutorado em biologia em 1918 aos 22 anos em Neuchâtel. Após formar-se, Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental. Experiências realizadas influenciaram-no em seu trabalho. Ele passou a combinar a psicologia experimental – que é um estudo formal e sistemático – com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.Em 1919, Piaget mudou-se para a França onde foi convidado a trabalhar no laboratório de Alfred Binet (famoso psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência padronizados para crianças).
 
 
Piaget e o Construtivismo:
 
 
O trabalho de Piaget (1896- 1980) centrou-se no desenvolvimento da inteligência infantil, procurando perceber o modo de construção do conhecimento humano dando origem à Epistemologia genética um dos ramos da psicologia actual. Analisando os erros cometidos pelos alunos do ensino primário na realização de testes verificou que estes eram semelhantes, obrigando-o a explicar o pensamento das crianças com qualidades diferentes do pensamento do adulto.
Assim a lógica infantil e os seus modos de pensar são inteiramente diferentes dos adultos.

Identifica quatro estádios de desenvolvimento intelectual com características qualitativas diferentes: sensório-motor; pré-operatório; operações concretas e operações formais.

O ser humano deixa de ser considerado como um ser passivo passando a moldar o mundo em que vive. O conhecimento não é inato mas resulta da interacção do organismo com o meio.