1º Período

Pavlov
 

Pavlov, Ivan

 

Biografia:

 

Ivan Petrovich Pavlov (em russo: Иван Петрович Павлов) (Ryazan, 14 de Setembro de 1849 — Leningrado, 27 de Fevereiro de 1936) foi um fisiólogo russo.

Foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Ivan Pavlov veio no entanto a entrar para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (relexo condicionado).

Na década de 1920, ao estudar a produção de saliva em cães expostos a diversos tipos de estímulos palatares, Pavlov percebeu que com o tempo a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que anteriormente não causavam tal comportamento (como por exemplo o som dos passos de seu assistente ou a apresentação da tigela de alimento). Curioso, realizou experimentos em situações controladas de laboratório e, com base nessas observações, teorizou e enunciou o mecanismo do condicionamento clássico.

 

A idéia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente posteriores. Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas em seres humanos e animais. Essa descoberta abriu caminho para o desenvolvimento da psicologia comportamental e mostrou ter ampla aplicação prática, inclusive no tratamento de fobias e nos anúncios publicitários.

 

Pavlov e a Reflexologia:

 

 

Pavlov, ao estudar as secreções gástricas, descobre que sempre que era apresentado um estímulo eram produzidas secreções, facto que acontecia de um modo semelhante em todos os elementos de uma espécie animal: são chamados reflexos inatos [reacções automáticas naturais]:
(ex. num cão verifica-se a produção de saliva quando é apresentado um alimento, facto que serve para ajudar a ingestão do alimento.)                                
Para além destes reflexos descobre que se podem desenvolver reflexos aprendidos podendo assim proceder-se a uma alteração dos comportamentos. Os reflexos aprendidos ou condicionados eram produzidos pela associação de um estímulo novo (estímulo que não produzia inicialmente nenhuma resposta específica) ao estímulo antigo ( que já desencadeava o reflexo inato). Para Pavlov, aquilo que se denominava por espírito mais não era do que a actividade do cérebro. Dedica-se, por isso, a estudar profundamente a actividade nervosa superior, estabelecendo um conjunto de leis fisiológicas que acabaram por lhe merecer o Prémio Nobel da Medicina em 1904. É no córtex cerebral que se vão formar, modificar e desaparecer os reflexos condicionados. A psicologia, que deveria tomar a designação de Reflexologia, estaria limitada ao estudo dos reflexos: Os reflexos - inatos e condicionados - seriam o fundamento das respostas dos indivíduos aos estímulos provenientes do meio. E é a partir das suas pesquisas sobre o condicionamento que Pavlov vai explicar os processos de aprendizagem, destacando-se o estudo sobre a aquisição da linguagem.

O Condicionamento: Apresentando repetidamente o estímulo novo e de seguida o estímulo antigo (do qual resultava a resposta inata) ao estímulo 2 passava a ser semelhante ao estímulo 1. Após um determinado número de repetições bastava apresentar o estímulo 2 para obter a resposta inicialmente provocada pelo estímulo 1.
(ex. tocando uma campainha antes de se apresentar a comida ao cão este começava a salivar não só quando via o alimento - reflexo inato - mas também ao ouvir a campainha - reflexo condicionado).

Para estabelecer esta experiência foi necessário isolar o cão do meio externo, controlando todos os estímulos que este recebia (sons, imagens) pelo que até o som do tratador a aproximar-se passou a significar a possibilidade de comida.

Contudo este condicionamento não era definitivo já que após algumas situações sem apresentação da comida, o cão deixava de responder à campainha.

As formulações de Pavlov e de seu colaborador Bechterev influenciaram a psicologia norte-americana através da escola behaviorista. Skinner, posteriormente, vai caracterizar as formas de condicionamento pavlovianos- watsonianos como "respondentes" em contraposição aos condicionamentos operantes. O comportamento respondente corresponderia às acções vinculadas ao sistema nervoso autónomo, enquanto que o comportamento operante está ancorado no sistema nervoso central.

Actualmente este tipo de condicionamento é identificado como condicionamento clássico sendo depois desenvolvido por Skinner num condicionamento operante.